O município de Camocim de São Félix se localiza no Agreste pernambucano, na microrregião Brejo; fazendo divisa com Bezerros, Sairé, Bonito e São Joaquim do Monte.
Um pouco da história:
Há indícios de que o terrítório começou ser ocupado aproximadamente em 1890. Por causa do clima e da qualidade do solo alguns fazendeiros de Bezerros começaram utilizar as terras para a plantação de café.
Camocim foi transformado em distrito em 1893, pertencendo ao município de Bezerros até 1953, ano de sua emancipação, passando a se chamar Camocim de São Félix.
Existem algumas explicações para a origem do nome Camocim, a principal explicação é que o topônimo tem origem indígena (caa = pau e mocina = polir) significando "pau lavrado"; outra corrente diz que Camocim provém de camucim, do tupi Kamu'si = pote, unra funerária; e por fim, da junção de : co = buraco + ambyra = defunto + anhotim = enterra ,ou seja, "buraco de enterrar defunto".Camocim possui características marcantes das cidades do interior, entre elas, a igreja e a praça no centro da cidade.
A população estimada de Camocim de São Félix, em 2009, era de 16.574 (fonte: IBGE)
Camocim fica a 102,6504 Km da Capital, Recife.
Uma característica especial de Camocim é o seu clima.
Prefeitura
Entrada de Camocim de São Félix
Fontes:
Algumas dessas fotos e informações foram retiradas dos sites: http://www.camocimdesaofelix.pe.gov.br/portal1/intro.asp?iIdMun=100126186 e http://www.camocimpernambuco.com/ Obs: Esse foi um post mais descritivo para aqueles que ainda não conhecem Camocim. Uma análise mais crítica fica para um próximo dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário